quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quando a família adoece




Os problemas dos dependentes químicos afetam, virtualmente, aqueles que vivem próximos a eles. É também chamada de "doença de família" porque há um envolvimento muito grande entre os sintomas do doente e seus familiares. O termo co-dependência foi criado para descrever esta situação.
O dependente vai, progressivamente, sofrendo pelo uso contínuo da droga e seus famíliares, também progressivamente, vão modelando seus comportamentos numa tentativa de adaptar e equilibrar os moldes de vida.
Desta maneira, desenvolvem traços de conduta que se formam a partir de quatro etapas.
À princípio,experimentam forte ansiedade e os relacionamentos vão se tornando mais tensos. Discutem, e aos poucos,deixam de falar sobre a realidade em que vivem.
ATENÇÃO!!!
Neste ponto, os familiares, sem perceberem, tendem a se transformar para, com a mudança do próprio comportamento, tentar a volta ao equilíbrio famíliar.
Por que isso não dá certo?
_Porque quem deve ser estimulado a mudar é o dependente.
Durante a segunda etapa, os familiares passam a se preocupar mais e mais com a vida do doente procurando controlar o uso ou as consequências do abuso da droga.
A vida familiar vai se desgovernando e seus componentes sofrem sintomas físicos e emocionais, ao mesmo tempo em que se afastam do convívio social.
Adotam a regra do "não falar", procurando manter a ilusão de que nada está causando-lhes problemas. Demonstram que "sabem lidar com isso" sem ajuda alguma.
Num terceiro momento, os familiares já se estabeleceram como co-dependentes adictos e, tornam-se "facilitadores" do problema, desenvolvendo sérias disfunções e negando qualquer sofrimento.
Na verdade, não aceitam que o ente querido da família sofra.
Acontece que o "desmame" da droga implica sim em profundo sofrimento, mas, previne um mal maior.
No quarto estágio, poderão ocorrer crises gravíssimas na família.
As pessoas estão extenuadas, e procuram fugir desta situação insustentável.
Isso pode ocasionar um completo afastamento emocional, ou até pior, um homicídio, ou suicídio.
Ao mesmo tempo, Os familiares prosseguirão com seus sentimentos protetores.
Chegaram à exaustão emocional.

Sem comentários:

Enviar um comentário